26/08/2004

PARALELO 40ºN


Será que há estações para além deste apeadeiro?

Paralelo 40ºN é o ponto de partida para um festival multidisciplinar que procura abrir portas para o mundo: a Estação da Fatela é uma uma zona de intersecção entre universos, uma porta de transfer que possibilita o teletransporte para outras áreas, geográficas ou ficcionais. Este paralelo traça uma linha que atravessa Filadelfia, Indianapolis e Denver, na América do Norte, Pequim e Bautou, na China, a mítica cidade de Samarcanda, no Uzbequistão, Derweze e Turkmenbashy, no Turquemenistão, Ancara (Turquia), Corfu (Grécia) e Akipa (Japão), entre outras. Acima de tudo, o paralelo 40º N atravessa a estação ferroviária da Fatela no concelho do Fundão.

O programa articulará residências artísticas, workshops, criações performativas, animações musicais, intervenções plásticas, fotográficas, vídeo-arte, literatura e outros.

A principal característica do evento é de que todas as produções a serem apresentadas, nas diversas áreas artísticas, serão criadas especialmente para o local. As criações resultarão da residência de três semanas no próprio local de vários artistas convidados, nacionais e estrangeiros, que para além das interacções entre si, interagirão com a paisagem, geográfica, afectiva, social e humana, transformando a estação ferroviária da Fatela num centro de actividade cultural, lugar de vivenciação e criação artística.

27, 28 e 29 de Agosto
na Estação Ferroviária da Fatela