28/02/2005

Abraço Lusófono : VII Semana Cultural da Universidade de Coimbra
A VII Semana Cultural da UC apresenta-se. Confirmando a filosofia que inspirou já anterior edição: um núcleo coerente de eventos, inspirado por um tema comum; uma grande ligação à cidade, através do Dia Aberto e do envolvimento directo de diversas estruturas culturais não universitárias; uma programação pensada para todos os tipos de público, da infância à "idade dourada"; uma comemoração condigna do aniversário da UC, a 1 de Março; e um claro alargamento da "esperança de vida" da Semana Cultural, graças à inclusão de numerosas exposições, a maior parte das quais permanecerá patente muito para além do último dia do evento. Quanto ao tema, "Abraço Lusófono", quase dispensa apresentação: constitui um convite a revisitar a "lusofonia", no plano da nossa memória, da nossa história presente, dos nossos afectos e emoções e dos nossos caminhos futuros. Em 2003, 46% da comunidade estrangeira em Portugal era de língua oficial portuguesa; a UC, pelo seu lado, em 2003-2004, foi frequentada por 783 estudantes da CPLP. Os números falam por si. E o programa que aqui apresentamos também: a VII Semana Cultural da UC é conferência, é mesa-redonda, é apresentação de livro, é visita guiada, é exposição; mas também é teatro, é cinema,é música, é dança, é gastronomia e tradição, é samba de roda e capoeira; uma palavra é festa e é um grande abraço; sem fronteiras, bem entendido, porque a Universidade é isso mesmo.


O antropólogo angolano Ruy Duarte de Carvalho é o convidado central e "pólo aglutinador dos eventos". Ao longo da Semana Cultural, que se prolonga até 5 de Março, a companhia teatral A Escola da Noite estreia, segunda-feira, o espectáculo "Ao partir palavras", inspirado em contos de Ruy Duarte de Carvalho, e a obra do antropólogo estará em foco numa exposição patente no Museu Antropológico.
"Vou lá visitar pastores", uma co-produção dos Actores Produtores Associados/Culturgest, com texto original de Ruy Duarte de Carvalho, é outra estreia anunciada para o Teatro Académico de Gil Vicente, no dia 1 de Março.
Está prevista também uma mesa-redonda sobre a "obra multifacetada" de Ruy Duarte de Carvalho, a 3 de Março, com a participação de vários especialistas.
O antropólogo, por seu turno, profere, na segunda-feira, uma conferência, seguida do lançamento do livro "As Paisagens Propícias".
Com uma obra que se estende aos domínios da Antropologia, Sociologia, Literatura, Fotografia e Cinema, Ruy Duarte de Carvalho nasceu em 1941 em Santarém e é cidadão angolano desde a independência de Angola, em 1975.
A projecção de "O Herói", de Zézé Gamboa (Angola), Prémio do Melhor Filme Estrangeiro no Festival de Cinema de Sundance 2005 (EUA), e uma homenagem a Zeca Afonso, pelo Orfeon Académico e Estudantina Académica, são outras acções do programa.

1 comentário:

Anónimo disse...

What a great site Ambien+keyword Fincofnancial online payment