Madre Cacau : Timor por Pedro Rosa Mendes e Alain Corbel

Dois anos depois da independência de Timor-Leste, o jornalista e escritor Pedro Rosa Mendes e o ilustrador Alain Corbel procuraram as histórias e os rostos que definem a situação actual do país. O resultado é um livro de reportagens, “Madre Cacau”, obra em que o olhar jornalístico se combina com a linguagem da banda-desenhada para oferecer ao leitor um percurso que é ao mesmo tempo rigoroso e onírico. O passado recente de Timor, o genocídio, a resistência, o trauma, a violência, as dificuldades de um novo país, mas igualmente as estratégias de desenvolvimento e as perspectivas de futuro, constituem o objecto das narrativas e entrevistas do livro.
“Esta é, então, uma outra altitude, rarefeita mas visível. Em rigor, é aí que se encontra a topografia real de Timor”, escreve Pedro Rosa Mendes num dos capítulos de “Madre Cacau”. “A reconstrução do homem dá os seus passos frágeis nos mesmos caminhos que a reconstrução do país. Mais e mais alto, procurando nuvens e dias que nadam acima da vegetação. É um mundo difuso, onde a luz é coada entre o sol e o chão, criando espaços e momentos para o mistério, o fascínio e o medo — os atributos de tudo o que é divino. É aqui, nos caféeiros que cobrem as encostas timorenses, entre o coral e a neblina, entre as praias onde chegaram os homens e os cumes onde moram os seus avós, que se aposta — vício nacional! — no destino do país. Esse país orgânico e onírico é o reino das grandes albízias, que em Timor têm o nome de madre-cacau.”
Edição da ACEP (2002)
2 comentários:
Cool blog, interesting information... Keep it UP Nature made dietary supplements The game arena football Cpu upgrade hp pavilion 7915 raising your nissan topamax uses and description nissan north wilkesboro nissan bearing size nissan skyline gtr spec nur er34 Stop smoking with meditation Www liposuction com Hiv zyrtec
You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it » » »
Enviar um comentário